Como atrair clientes novos com o Marketing Odontológico

Planejamento Estratégico Odontológico
06/07/2019
recepcionista de consultório
Gestão odontológica: 10 qualidades que toda recepcionista deve ter!
11/07/2019
Exibir tudo

Como atrair clientes novos com o Marketing Odontológico

Marketing Odontológico
Aplique o Marketing Odontológico no seu consultório para atrair novos clientes.

Uma das maiores necessidades da gestão de um consultório odontológico é manter o fluxo de clientes. E muitas vezes o cuidado com a atração de novos clientes não é pauta do seu dia a dia como cirurgião-dentista. Claro que a rotina de um dentista é corrida e a prioridade é atenção a saúde dos seus clientes atuais. E é justamente por isso que esse artigo foi escrito para você. Se a necessidade principal é o atendimento clínico, você precisa aprender de uma maneira simples e rápida como atrair novos clientes! Conheça melhor o Marketing Odontológico!


Nesse artigo você irá descobrir o que é o marketing odontológico, como ele funciona, como aplicar o marketing odontológico no seu dia a dia, e como atrair clientes novos com as estratégias de marketing odontológico. São estratégias simples e poderosas que podem ser colocadas em prática hoje mesmo e que com certeza irão trazer grandes resultados para o seu consultório.


Imagine como seria incrível se a atração de novos clientes fosse fácil e automática. Imagine como isso poderia melhorar a sua rotina de atendimentos. Imagine como um maior fluxo de pacientes poderia aumentar os seus rendimentos e assim fazer o seu consultório muito mais próspero. Tudo isso é possível, com a estratégia correta!

O que é Marketing Odontológico

Se você ainda não conhece esse termo, saiba que o marketing odontológico é um conjunto de técnicas de propaganda com o objetivo de promover a sua autoridade como profissional da Odontologia, o consultório ou clínica odontológica e de atrair e fidelizar clientes. Reunindo estratégias gerais do marketing, o marketing odontológico te ajuda a organizar o seu serviço, divulgar a sua clínica ou consultório odontológico, atrair novos pacientes, além de tornar a sua marca conhecida.


No artigo “Passo a passo do Marketing Odontológico: o guia completo” você vai poder aprender todos os detalhes. Nesse artigo, o marketing odontológico será explicado exclusivamente para a sua necessidade de como atrair clientes novos.


Estudos brasileiros, apontam que de uma maneira geral o cirurgião-dentista não conhece e não domina muito bem as práticas de marketing que podem fazer o seu consultório crescer. Talvez você esteja nesse grupo de profissionais e talvez precise de mais conhecimentos sobre marketing. Mas não se preocupe, você pode aprender os conceitos gerais e grandes estratégias aqui.


Principalmente em tempos de redes sociais e com as mudanças da era da informação, a maneira de encontrar o seu cliente mudou, bem como a maneira de fazer o seu marketing. E como você verá mais adiante, tudo isso é muito importante quando você aprender como atrair clientes novos.

Como o Marketing Odontológico funciona

O marketing odontológico funciona como um conjunto de estratégias a serem colocadas em ação na sua rotina como cirurgião-dentista. Não é apenas a divulgação do seu consultório, mas a maneira como você organiza o seu consultório, como treina a sua equipe, como conversa com seus pacientes, como se comunica nas redes sociais, como faz os seus atendimentos.


O marketing odontológico está presente ao longo de todos os processos de atendimento, desde a divulgação até o pós-atendimento, quando você verifica o que o seu cliente achou do atendimento e se ele precisa de mais assistência.


Nos próximos tópicos você aprenderá excelentes estratégias de como atrair clientes novos para o seu consultório. Para mais informações sobre as outras etapas do marketing odontológico leia os artigos completos: “Passo a passo do Marketing Odontológico: o guia completo” e “Marketing Odontológico: aprenda a encantar e fidelizar clientes”.

Como aplicar o Marketing Odontológico no seu dia a dia

Existem diversas maneiras de aplicar o marketing odontológico no seu dia a dia. Como você vai perceber, praticar o marketing no seu consultório irá se tornar rotina e será simples de executar, e com o tempo você conseguirá encontrar até novas maneiras de aplicar. Confira na lista abaixo algumas maneiras de como usar o marketing na sua prática com cirurgião-dentista.


Marketing Pessoal: entenda que você é o (a) garoto (a) propaganda do seu consultório.


Cartão de visita: é essencial ter um cartão de visitas com o seu nome, especialidade (se tiver), endereço, CRO, telefone, site, resumo dos serviços que oferece.


Placa no consultório: também é importante colocar na sua placa de maneira visível os serviços que você oferece (sempre de acordo com as diretrizes da ética profissional).


Cores do consultório: você sabia que as cores do consultório podem favorecer ou não o seu marketing? Escolha as cores que passem a mensagem de confiança como azul e saúde como verde. Claro que você pode escolher outros tons como laranja (para otimismo e energia), mas certifique-se que isso não é agressivo aos olhos do paciente. Tente manter as mesmas cores no consultório, no cartão de visita e na placa.


Site: se possível tenha um site do seu consultório. Nos dias atuais o marketing odontológico também passa pelo marketing digital e não ter um site pode significar visitas a menos no seu consultório.


Redes Sociais: da mesma forma que um site, as redes sociais são muito importantes para o marketing odontológico e para atrair novos clientes.


Atendimento ao cliente: uma maneira de fazer marketing odontológico é o seu próprio atendimento ao cliente. Coloque na sua prática diária as boas condutas pelas quais você gostaria de ser lembrado. Encante o seu cliente.


Treinamento dos funcionários: você também deve treinar os seus funcionários para que todo o serviço transmita a mensagem do seu consultório.


Uniforme e jaleco: da mesma forma que o cartão de visitas, os uniformes e jalecos do consultório levam a mensagem de quem você é como profissional. Escolha um bom design e cores semelhantes às cores do consultório, cartão de visita, placa e fachada. Tenha uma comunicação visual padronizada.


Diplomas e certificados: coloque em uma parede do seu consultório os diplomas e certificados que possui, isso passa aos seus clientes a mensagem de autoridade, confiança e conhecimento que você possui.


Pasta com casos realizados: e outra maneira de usar o marketing odontológico no seu dia a dia é possuir um documento com todos os casos que você já realizou. Isso permite conhecer as necessidades e o perfil dos seus pacientes.

O que o seu cliente procura

Uma excelente maneira de começar a aplicar o marketing odontológico e aprender como atrair clientes novos é descobrir o que o seu cliente procura. Você ainda não conhece exatamente o perfil do seu novo cliente, mas você sabe o que um indivíduo comum precisa em relação ao atendimento odontológico.


Então, a primeira estratégia para descobrir o que o seu cliente procura é justamente o seu trabalho como dentista e gestor da sua clínica ou consultório. Você já tem um ponto positivo para trabalhar no marketing do seu consultório divulgando os serviços que você oferece.


Outro ponto é entender o perfil dos seus clientes atuais. Muitas vezes, dependendo da região onde você trabalha, o perfil dos seus pacientes acaba se tornando muito parecido. Tente traçar o perfil dos seus clientes hoje na sua clínica ou consultório e entender as suas necessidades e desejos. Qual faixa etária, onde mora, o que ele valoriza, o que ele acredita ser importante para a saúde, dentre outros. Assim, você também tem mais um ponto para trabalhar. Por exemplo, se você trabalha em uma região onde atende muitos pacientes jovens, você pode melhorar a divulgação dos seus serviços para esse público, como ortodontia ou estética.


Por fim, o terceiro ponto para entender o perfil do seu paciente novo e descobrir o que ele procura, é buscá-lo através das redes sociais. No Instagram, por exemplo, existe uma maneira de colocar o seu perfil como perfil comercial e acompanhar a faixa etária, localização e outros dados dos seus seguidores. Assim, você poderá fazer postagens mais direcionadas para esse público, aumentando o engajamento e a possibilidade de conquistar novos clientes.

Resumindo – o que o seu cliente procura:


⦁ O seu cliente novo procura resolver problemas odontológicos;
⦁ O seu cliente novo procura os mesmos serviços ou similares que o seu perfil de clientes atuais;
⦁ Você pode descobrir as preferências e gostos do seu cliente novo através das redes sociais.

Onde estão os clientes novos

Os novos clientes estão em todos os lugares. Eles são pessoas como você, que procuram um cuidado melhor com a saúde. Então, como atrair clientes novos que estão em todos os lugares? A melhor estratégia para 2019 com certeza é usar as redes sociais. Existe uma grande possibilidade de que o seu novo cliente esteja na internet e acesse alguma rede social pelo menos uma vez por dia. E com certeza você quer estar preparado para quando o seu cliente procurar um bom dentista na região. Por isso, confira a seguir as estratégias de como atrair mais clientes.

Estratégias de como atrair clientes novos

Agora que você já aprendeu os conceitos básicos do que é o marketing digital e como aplicar o marketing no seu dia a dia, a seguir estão listadas 10 estratégias de como atrair clientes novos. Confira!

Distribua o seu cartão de visita: a primeira estratégia de como atrair clientes novos é ter um cartão de visita bem estruturado. Certifique-se de colocar no cartão todos os dados relevantes para o cliente te encontrar. Também se certifique de ter um número razoável de cartões no consultório, no jaleco, na sua bolsa ou pasta, no carro, dentre outros. Uma ótima opção é distribuir um pouco dos seus cartões nos estabelecimentos comerciais da sua região de trabalho. Todo mundo precisa de um dentista!

Peça indicação aos seus clientes atuais: outra estratégia de como atrair clientes novos é pedir indicação para os clientes que você já atende no consultório. Talvez você tenha entrado agora no mercado de trabalho e ache um pouco difícil conseguir novos clientes. Mas você pode usar o relacionamento com seus clientes atuais para lotar a sua agenda. Peça indicação e comece a atender os amigos e familiares dos seus clientes.

Seja sociável: uma outra estratégia de como atrair clientes novos é simplesmente ser mais sociável e estar atento às oportunidades (com um cartão de visita sempre no bolso). Por exemplo, imagine que você está em uma padaria logo cedo e o atendente pergunta “ah você é dentista?”. Ao invés de responder apenas “sim” e voltar para o seu café, você pode tentar ser mais sociável e deixar a conversa fluir. Pergunte como ele descobriu que você é dentista, pergunte se ele está precisando de dentista e como está a família dele. Você pode acabar descobrindo que a filha do atendente está com dor e pode acabar ganhando uma nova cliente para aquele horário vago da tarde.

Faça parcerias: outra estratégia de como atrair clientes novos é fazer parcerias com os seus colegas de profissão. Por exemplo, você é especialista em estética e o seu colega só faz ortodontia. Assim, quando um cliente do seu consultório precisar de ortodontia você pode indicar o seu colega e quando um cliente dele precisar de estética ele pode te indicar. Nessa parceria os dois ganham e o paciente ganha duas vezes por ter uma excelente rede de profissionais.

Ofereça serviços diferenciados: mais uma estratégia de como atrair clientes novos é oferecer serviços diferenciados. Tenha no seu consultório música ambiente e de qualidade, durante o atendimento por exemplo, ou uma cadeira odontológica com dispositivo de massagem. Os seus clientes irão adorar, comentando do seu atendimento diferenciado com amigos e até mesmo nas redes sociais. Por consequência, você conseguirá novos clientes.

Tenha uma conta comercial no Instagram: a sexta estratégia de como atrair clientes novos é ter uma conta comercial no Instagram. Essa é uma das redes sociais que mais cresce e tem um alto nível de engajamento. Com um perfil comercial você poderá conhecer melhor a sua audiência e transformar aquele seguidor em um cliente.

Ofereça conteúdos de qualidade para a sua audiência: outra estratégia de como atrair clientes novos que está associada à estratégia anterior é oferecer conteúdo de qualidade para a sua audiência. Não adiante nada ter só o perfil, você precisa ser ativo na sua conta, com postagens diárias. O melhor é postar casos que você finalizou, conteúdos educativos e dicas que a sua audiência irá gostar.

Conheça melhor o seu cliente online: uma outra estratégia de como atrair clientes novos que também está associada à estratégia anterior é conhecer melhor o seu cliente online. Porque dessa maneira, você poderá oferecer os conteúdos que ele busca, alinhado com as dores que ele tem. Assim, quando ele precisar de um cirurgião-dentista, já sabe quem procurar.

Ofereça um serviço de tirar dúvidas online: uma outra estratégia de como atrair clientes novos é tirar as dúvidas dos seus clientes. Por exemplo, imagine que você trabalhe com clareamento dental e poste muitos casos finalizados com sucesso e um seguidor te procura para tirar dúvidas. Se você responde à solicitação (mesmo com a sua rotina corrida), o seguidor ficará mais confiante em te procurar para um atendimento.

Tenha o contato do seu consultório nas redes sociais: a décima estratégia de como atrair clientes novos é colocar o contato do seu consultório nas redes sociais. Assim, o seu seguidor poderá clicar, escrever um e-mail e marcar um atendimento, tudo de maneira rápida e fácil, do jeito que um agendamento deve ser.

Por fim, esperamos que você tenha aproveitado esse artigo completo sobre como atrair clientes novos para o seu consultório ou clínica. Lembre-se sempre: cuide do seu marketing, aumente a sua autoridade como dentista e encante os seus pacientes.

Fique por dentro dos nossos conteúdos, comenta aqui o que você achou desse artigo e compartilhe nas redes sociais com a sua rede de contatos odontológicos.

Compartilhe em suas redes
Odonto Coach
Odonto Coach
Sou dentista, formada há 27 anos. Fiz cursos na área de Administração com ênfase à Análise de Sistemas, Marketing, Gestão, Liderança, Empreendedorismo (Empretec) e muitos outros que seria difícil descrever todos aqui. Minha intenção é contribuir com os dentistas para que tenham um passo-a-passo dentro da odontologia, da montagem do consultório, construção de um mindset empreendedor, até a gestão e marketing, prospectando o seu consultório de maneira a obter resultados diferenciados

Os comentários estão encerrados.