Como encantar e fidelizar clientes no Consultório Odontológico

Marketing Odontológico: O guia completo
17/02/2019
Planejamento Estratégico Odontológico
06/07/2019
Exibir tudo

Como encantar e fidelizar clientes no Consultório Odontológico

O relacionamento com o cliente é um dos temas mais importantes no marketing odontológico. 

Sendo um fator para a sua prosperidade como cirurgião-dentista. Um cliente procura atendimento no seu consultório ou na sua clínica principalmente para resolver um problema específico. 

E ele pode continuar como seu cliente por diversas outras razões. Esse é o encantamento.

Por isso, conhecer as estratégias que irão conquistar e fidelizar o seu cliente faz toda a diferença no seu consultório ou clínica. 

Imagine, por exemplo, que um cliente te procurou, marcou uma consulta, chegou no horário correto, foi atendido com excelência, e nunca mais voltou. 

Isso já aconteceu com você? Talvez sim, porque é muito comum no início da carreira de um dentista. Mas você sabe exatamente porque esse cliente não fidelizou?

Nessa situação hipotética, talvez ele não tenha encontrado mais razões para ser encantado pelo seu serviço e talvez você nem ao menos soubesse como encantar esse cliente. 

O que é fidelizar um cliente?

Dizemos que um cliente fidelizou quando ele fica satisfeito com o seu atendimento, se encanta com o seu serviço, volta sempre para novos atendimentos e ainda indica outros pacientes. 

O cliente fidelizado está completamente feliz com o cuidado odontológico que recebe. 

Por isso, esse cliente é uma grande fonte de divulgação boca a boca do seu trabalho de excelência. Confira as 20 estratégias de como fidelizar clientes no consultório.

20 Estratégias para conquistar de vez um cliente:

1. Tenha amor pelo seu trabalho: você irá encantar o seu cliente em primeiro lugar se você for apaixonado pelo que faz. Esse é o brilho no olho, o amor e empenho que o cliente vê em você desde o primeiro atendimento. Se você não ama o que faz, o seu cliente irá perceber. Por isso, tenha certeza de trabalhar com o seu melhor e com todo o seu amor pela profissão.  

2. Faça um planejamento estratégico: outra maneira de fidelizar clientes no consultório é possuir um sistema de trabalho estruturado através do planejamento estratégico. O seu cliente ficará encantando em descobrir como a sua clínica é bem planejada, desde a gestão até os equipamentos. E assim, você saberá exatamente como coordenar e administrar o seu consultório, identificando e promovendo os pontos fortes e corrigindo os pontos mais fracos.

3. Cuide da gestão do seu consultório: a gestão é consequência de um planejamento estratégico bem estruturado. O processo de fidelizar clientes no consultório passa por uma gestão de qualidade, com processos de atendimento organizados, estruturados, bons materiais e equipe trabalhando em harmonia.

4. Conheça o perfil do seu cliente: uma boa maneira de fidelizar clientes no consultório é saber e entender exatamente o perfil do seu cliente. Tenha definido no perfil a faixa etária, sexo, situação familiar, tratamentos, dores, necessidades, principais dúvidas do seu cliente. Assim, você poderá oferecer exatamente o que ele procura.

5. Pratique o marketing externo: fidelizar clientes no consultório também passa pelo marketing externo, que são todas as estratégias de divulgação da sua clínica ou consultório para novos pacientes. Por isso, tenha um planejamento de divulgação, faça anúncios, principalmente na internet, seja ativo nas redes sociais e invista no seu marketing odontológico.

6. Pratique o marketing interno: invista também no marketing interno do seu consultório (divulgação dentro da clínica). Fidelizar um cliente é encantá-lo toda vez que você oferece serviços e atendimentos de qualidade com a sua marca. Por isso, tenha receituário, cartão de visita, cartão de atendimento, cartão de retorno e jalecos com a sua logomarca. Comunique-se com o seu cliente sobre o tratamento também por e-mail, telefone e WhatsApp. 

Quer descobrir mais sobre marketing odontológico? Leia tudo no artigo “Passo a Passo do Marketing Odontológico: o guia completo”.

7. Tenha uma boa comunicação: uma boa comunicação também ajudará no processo de fidelizar clientes no consultório. Converse com o seu cliente, explique o tratamento com uma linguagem clara, mostre modelos e imagens, artigos e livros. Cuide para que não haja nenhuma lacuna entre o que você fala e o que o seu cliente entende.

8. Ofereça um atendimento diferenciado: o que você tem na sua clínica hoje que vai atrair e fidelizar o seu cliente? Para encantar os seus pacientes, além do serviço odontológico inclua no seu atendimento algo que seja diferenciado, exclusivo. Pode ser uma mesa bem arrumada com café, chá e frutas ou um “espaço kids” para os clientes que tem criança ou para os pacientes pediátricos. Pense em algo a mais, único, para oferecer e fidelizar de vez o seu cliente.

9. Ambiente decorado e confortável: um ambiente decorado e confortável pode fidelizar muitos clientes. Algumas pessoas têm muito medo (subjetivo ou objetivo) de ir ao dentista. Por isso, manter um ambiente decorado e aconchegante ajudará o seu cliente a se sentir mais relaxado, aderir ao tratamento e te indicar. Além disso, um ambiente decorado passa a mensagem de que você se importa com a sua clínica e quer oferecer todo o seu cuidado para o cliente.

10. Treine a sua equipe: uma estratégia fundamental para fidelizar clientes no consultório é treinar a sua equipe. Entenda que a sua equipe precisa passar a mesma mensagem que você e está comprometida com o melhor atendimento e assistência ao paciente. Isso vale para o atendimento na recepção, telefônico ou auxiliando o atendimento clínico.

11. Identidade visual padronizada: você sabe qual a imagem que o seu cliente fez de você e da sua clínica quando ele foi atendido pela primeira vez? Essa imagem está muito relacionada com o seu consultório ou clínica e com o seu atendimento. Certifique-se de manter uma identidade visual padronizada. Isso confere harmonia ao ambiente e passa a mensagem de um local organizado, funcionando muito bem.

12. Ofereça wifi para os seus clientes: estamos na era digital e o seu cliente precisa de internet, assim como você. Uma boa estratégia de encantamento é oferecer wifi grátis para os seus clientes. Dessa forma, eles poderão até postar nas redes sociais que estão no seu consultório. E essa é uma forma poderosa de divulgar o seu serviço. 

13. Ofereça formas de pagamento facilitado: uma boa estratégia de fidelizar clientes no consultório é oferecer formas de pagamento facilitado. Se você receber os pagamentos apenas em dinheiro, os clientes que usam cartão de crédito podem não fidelizar. Assim, certifique-se de oferecer boas opções de pagamento para o seu cliente, facilitando a adesão dos mesmo aos tratamentos propostos.

14. Resolva todas as dores do cliente: o seu cliente procura a sua clínica ou consultório para resolver uma dor específica, como, por exemplo, realizar uma restauração fraturada. Esse pode ser o motivo número 1, mas o seu cliente também tem outras necessidades que precisam ser resolvidas. Descubra quais as dores dele: se ele gostaria de melhorar o sorriso ou se existe alguma dificuldade durante à mastigação. E mostre que você se importa com esses problemas, resolvendo-os. Assim, o cliente ficará encantado pelo cuidado que recebeu.

15. Agregue valor para o cliente: você irá fidelizar clientes no consultório se agregar valor para ele. Procure explicar o tratamento proposto, ofereça materiais educativos, ofereça brindes para o cuidado à saúde bucal do seu paciente. Demonstre que o seu atendimento não é apenas no dente do paciente, e que você também se preocupa com as informações de qualidade que ele deve receber. 

16. Promova indicações premiadas: já pensou como seria incrível conseguir encantar e fidelizar clientes no consultório e ainda receber novos clientes nesse processo? É exatamente isso que essa estratégia te propõe. Você poderá criar um serviço especial para aquele cliente que trouxer mais 3 novos clientes para o seu consultório. Pode ser um serviço extra como uma profilaxia, uma restauração estética ou uma consulta de retorno, você escolhe. O interessante é divulgar as indicações premiadas para os seus clientes atuais no seu consultório, site e também nas redes sociais.

17. Atendimento telefônico de excelência: talvez o primeiro contato que o seu cliente tenha com o seu consultório é através do telefone. E se ele for mal atendido com certeza será mais difícil de fidelizar esse cliente. Por isso, ofereça um atendimento telefônico de qualidade, não demore para atender, treine bem a sua secretária e sempre ofereça informações claras aos seus pacientes. 

18. Nunca dê desculpas para o seu paciente: um péssimo hábito que pode destruir a sua fidelização de clientes é ficar dando desculpas. Esse é um hábito das pessoas que não tem sucesso e fogem da responsabilidade. Mostre ao seu cliente que você se compromete com ele e com o atendimento e não fique dando desculpas por chegar atrasado ou faltar ao consultório. Planeje o seu dia e o seu compromisso com os seus clientes. Você será muito apreciado pelo seu empenho e, principalmente, pela pontualidade nos atendimentos.

19.Cumpra o que você promete: prometer um determinando tratamento e não entregá-lo é o principal motivo pelo qual o seu cliente não fideliza. Isso pode ser destrutivo para a sua clínica, porque fará o cliente perder a confiança em você e no seu trabalho. Procure sempre melhorar a qualidade do seu atendimento. Cumprir com o que você promete traz credibilidade e confiança para você como profissional, e para a sua clínica ou seu consultório odontológico.

20.Seja sempre lembrado: outra maneira de fidelizar clientes no consultório é ser sempre lembrado. Mesmo que o tratamento tenha sido finalizado, você poderá manter contato com o seu cliente por e-mail, carta, WhatsApp, Facebook e Instagram oferecendo conteúdo de valor. Certifique-se de ter anotado os tratamentos do seu cliente e as suas preferências. Baseando-se nisso, envie assuntos de interesse para ele. Você pode falar, por exemplo, do último tratamento que ele fez, enviar um artigo sobre como cuidar melhor da saúde bucal ou sobre sensibilidade nos dentes.

Dicas bônus imperdível: A dica bônus para fidelizar clientes no consultório é a ferramenta NPS. Você já ouviu falar dessa ferramenta? A NPS vem do inglês Net Promoter Score e significa a pontuação líquida do promotor. 

De acordo com o autor da ferramenta, Frederick Reichheld um pesquisador de negócios, existem três tipos de clientes no seu negócio: os promotores, os detratores e os neutros. 

Os promotores são aqueles pacientes que irão fidelizar e te indicar, os detratores são aqueles clientes que não irão te indicar e os neutros são os clientes que estão em dúvida, no meio do caminho. 

Você pode usar a ferramenta NPS na sua clínica ou consultório como uma pesquisa de satisfação através da seguinte pergunta: “De 0 a 10 qual a probabilidade de você me indicar para um amigo ou familiar?”. 

Os pacientes detratores irão te classificar com uma pontuação de 0 a 6, os neutros de 7 a 8 e os promotores de 9 a 10.

É importante descobrir a porcentagem de cada um desses clientes e perguntar ao cliente que deu a nota mais baixa o que você deve fazer para que ele te indique. 

Isso te dará medidas do quanto você precisa melhorar e como você pode se tornar mais atrativo para os seus clientes. 

Percebeu como essas dicas são valiosas? Então, coloque-as em prática e divida todo esse conhecimento com os seus amigos. 

Continue acompanhando os nossos artigos para mais conteúdos como esse, sobre marketing, gestão e vendas, e como alavancar o seu consultório!

Compartilhe em suas redes
Odonto Coach
Odonto Coach
Sou dentista, formada há 27 anos. Fiz cursos na área de Administração com ênfase à Análise de Sistemas, Marketing, Gestão, Liderança, Empreendedorismo (Empretec) e muitos outros que seria difícil descrever todos aqui. Minha intenção é contribuir com os dentistas para que tenham um passo-a-passo dentro da odontologia, da montagem do consultório, construção de um mindset empreendedor, até a gestão e marketing, prospectando o seu consultório de maneira a obter resultados diferenciados

Os comentários estão encerrados.