Devo cobrar a primeira consulta odontológica?

captar mais clientes
Gestão odontológica: como captar mais clientes
11/07/2019
indicações boca a boca
Estratégia em Odontologia: Como triplicar as indicações boca a boca
11/07/2019
Exibir tudo

Devo cobrar a primeira consulta odontológica?

Devo cobrar a primeira consulta odontológica?

Esta é uma dúvida frequente entre os cirurgiões-dentistas, principalmente entre aqueles que estão no início da sua carreira ou não conhecem muito bem as estratégias de marketing odontológico. Afinal, você deve ou não cobrar a primeira consulta? A grande resposta é: você deve SIM cobrar por todo o atendimento que faz, incluindo a primeira consulta.


Talvez você esteja um pouco na dúvida sobre esse conceito, sem entender muito bem quais são as razões para cobrar a primeira consulta. Talvez você tenha aprendido erroneamente em algum lugar que não cobrar a primeira consulta é uma boa estratégia de para conquistar seu cliente. Talvez você até acredite que deva cobrar a primeira consulta, mas os seus colegas mais próximos de profissão não cobram. Em todos os casos, leia este artigo até o final. De maneira evidente, você irá se fascinar com este conteúdo.


Aqui, você será apresentado à definição do que é uma primeira consulta, qual é o grande erro dos dentistas iniciantes e 14 motivos para cobrar a primeira consulta. Por isso, aproveite este momento para reavaliar a sua prática como dentista e o quanto você anda valorizando a sua profissão.

O que é a primeira consulta odontológica

A primeira consulta odontológica é um atendimento agendado para avaliação e diagnóstico das necessidades em saúde bucal de um paciente. Essa consulta está prevista em todo o plano de tratamento, tanto em estratégias de atenção à saúde nos setores públicos quanto em estratégias de atenção à saúde nos setores privados.


Sem a primeira consulta, o dentista não tem como definir os tratamentos que o cliente necessita. É também nessa consulta, que o dentista pode propor um plano de atendimento, explicando ao paciente as etapas a serem realizadas para reestabelecer uma ótima saúde oral.

O grande erro dos dentistas iniciantes

Nesse contexto, o grande erro dos dentistas iniciantes é acreditar que a primeira consulta é só um orçamento e não deve então cobrar a primeira consulta. Por definição, um orçamento é uma “avaliação ou cálculo aproximado do custo de (obra, empreendimento, serviço dentre outros).”


Com isso, podemos pensar que ao encarar a primeira consulta apenas como um orçamento, você estará diminuindo o seu conhecimento à apenas o custo da sua mão de obra. O orçamento diz a respeito apenas do preço, mas não do cuidado em saúde que o seu cliente também recebe através da primeira consulta.


Assim, o grande equívoco dos dentistas iniciantes é não reconhecer o real valor da Odontologia. E, adicionalmente, diminuir um atendimento clínico especializado em saúde e com a finalidade de diagnóstico, a um mero cálculo aproximado do custo do seu serviço

14 motivos para cobrar a primeira consulta

1) Você utiliza o seu conhecimento na primeira consulta:
O primeiro motivo para cobrar a primeira consulta odontológica diz respeito ao seu conhecimento profissional. Nessa consulta, você utiliza todos os conhecimentos que você adquiriu ao longo da sua carreira, com o objetivo de propor um plano de tratamento para o paciente.


Durante a primeira consulta, você faz a anamnese, realiza perguntas sobre a saúde geral do paciente e faz o exame físico, avaliando a cavidade oral, dentes, gengiva, língua, mucosa e outros sinais em cabeça e pescoço. A partir do que você viu e avaliou é possível chegar a um diagnóstico e propor o tratamento.


Por exemplo, para diagnosticar uma periodontite e propor um tratamento periodontal de suporte, você precisa avaliar muito bem a profundidade das bolsas periodontais, a presença de cálculo, perda óssea e mobilidade dental. Nesse caso, você usou o seu conhecimento, então nada mais justo do que cobrar para isso.

2) Você usa o seu tempo para realizar uma primeira consulta:
Outro motivo para cobrar a primeira consulta odontológica é o tempo que você gasta nesse atendimento. No seu consultório ou clínica odontológica, tempo é dinheiro. Então, qualquer atividade que for exercida no seu negócio precisa ter um valor.


Como explicado anteriormente, na primeira consulta você faz uma série de procedimentos, medições e técnicas, usando o seu conhecimento. Pense, por exemplo, o quanto seria injusto não cobrar por um tratamento ortodôntico. Da mesma maneira, você utilizou o seu tempo, conhecimentos, procedimentos, medições e técnicas. Pense na primeira consulta com essa mesma linha de raciocínio e você terá certeza que deve cobrar pelo seu serviço.

3) O Código de Ética Odontológica prevê a cobrança de honorários:
Um outro motivo muito importante para cobrar a primeira consulta odontológica é seguir o que o Código de Ética Odontológica preconiza. Se você ler todas as diretrizes (citadas nas referências desse artigo), irá encontrar uma série de parâmetros que o Código de Ética prevê para cobrar os honorários do seu serviço.


Considere seguir das normas da ética profissional e adicionar ao seu serviço como dentista o valor que ele merece e deve ter. Talvez você tenha dúvidas acerca do quanto cobrar, por isso indico a leitura do artigo completo “O valor da Odontologia: 15 dicas de como cobrar o preço justo.”

4) O Código de Ética Odontológica veta a humilhação profissional:
Um ponto essencial a se considerar para cobrar a primeira consulta odontológica é a não humilhação profissional. Está escrito no Código de Ética Odontológica que o dentista tem: ”liberdade para arbitrar seus honorários, sendo vedado o aviltamento profissional”. Assim, você como um dentista ético deve cobrar um valor justo pelo seu serviço, sem desvalorizar, reduzir e humilhar a sua profissão. Não cobrar a primeira consulta é um tipo de aviltamento profissional.

5) A primeira consulta mostra o seu valor como profissional da saúde:
Mais uma razão para cobrar a primeira consulta odontológica é mostrar o seu valor como profissional da saúde. Dentre muitas razões, você fez Odontologia porque é um indivíduo empático e se preocupa com o bem-estar do seu cliente.


Os profissionais da saúde possuem a missão de cuidar dos seus pacientes da melhor maneira. Tratando, preservando e recuperando a saúde das pessoas. Não é apenas um trabalho técnico como fazer uma coroa provisória, e sim um serviço de atenção à saúde. Nesse exemplo da coroa, você tem o seu valor como profissional da saúde porque sabe exatamente que precisa respeitar os limites certos da coroa para manter a saúde da gengiva, e a saúde periodontal do paciente.


Por isso não reduza o seu trabalho na primeira consulta a um procedimento técnico. Demonstre o seu valor como profissional da saúde e cobre por isso. O seu paciente ficará muito agradecido por ser tão bem cuidado!

6) Todos os profissionais da saúde cobram a primeira consulta:
Pense bem, você já ouviu falar de algum médico particular que não cobra a primeira consulta? Claro que não, porque isso não existe! Assim, outro motivo para cobrar a primeira consulta é saber que todos os profissionais da saúde cobram por suas consultas.


Por exemplo, na primeira consulta, o médico também usa as suas habilidades e conhecimentos para avaliar e diagnosticar o paciente. Se o diagnóstico não for fechado naquele momento, serão solicitados outros exames e o paciente volta em uma nova consulta.


Essa é só mais uma razão para você perceber que o seu valor como profissional da saúde deve ser considerado na primeira consulta. Por isso, considere cobrar pelo seu trabalho.

7) A primeira consulta não é só orçamento:
Já falamos disso anteriormente nesse artigo, mas vale frisar. Outra razão para cobrar a primeira consulta é entender que esse atendimento não é só um orçamento. Você também irá utilizar o seu conhecimento, métodos, técnicas e o seu tempo para fazer o diagnóstico das condições bucais do paciente.


Não é tão simples e rápido pedir o paciente para abrir a boca e fazer o diagnóstico de todas as suas necessidades com um bom plano de tratamento. Por isso, não queira reduzir o seu trabalho de especialista de cuidador da saúde a um papel com os preços dos serviços.

8) O diagnóstico oral é um serviço:
Um outro motivo para cobrar a primeira consulta é o fato de que o diagnóstico oral também é um serviço. Talvez você pense na Odontologia de uma maneira muito focada nos procedimentos técnicos como restauração, próteses, implantes e deixe um pouco de lado essa compreensão do que realmente é um diagnóstico.


Bem, restaurações, próteses ou implantes não serão bem feitos se o diagnóstico da necessidade desses procedimentos também não for bem feito. E isso é conquistado na primeira consulta. Dessa maneira, é importante compreender que o diagnóstico das condições orais também é um serviço. Nesse sentido, você oferece o seu conhecimento para avaliar o paciente, fazer as perguntas corretas, fazer os procedimentos corretos, pedir exames complementares se necessário e assim chegar a um diagnóstico.

9) Os seus funcionários estão trabalhando durante a primeira consulta:
Outro ponto a ser avaliado para cobrar a primeira consulta é saber que os seus funcionários estão trabalhando durante essa consulta. Não cobrar o valor justo, seria improcedente com o trabalho da sua equipe. Todos estão ali no seu consultório ou clínica odontológica, recebendo bem os clientes, atendendo aos telefonemas e auxiliando no atendimento. Por exemplo, pense como seria incoerente dizer a um dos seus funcionários que durante a primeira consulta ele estará exercendo a sua função, mas aquele procedimento não será pago pelo cliente.

10) Você investiu dinheiro em divulgação para realizar uma primeira consulta:
Outro ponto a ser considerado para cobrar a primeira consulta odontológica é o quanto você investiu em dinheiro para divulgar o seu serviço e conquistar uma primeira consulta. Talvez você tenha investido em propagandas, em divulgações nas mídias sociais, em marketing interno e externo, em cartões de visita, em um uniforme novo para a equipe, dentre outros. Pense nesses valores que você investiu para atrair o cliente da primeira consulta.


Não seria injusto fazer um atendimento de graça se você pagou para mostrar ao seu cliente que você oferece um ótimo serviço? Por isso, vale a pena reavaliar toda a sua estratégia ao dizer que a primeira consulta é gratuita, porque você já pagou para receber aquele cliente. Assim, uma consulta sem custo não é a melhor estratégia de marketing se não te traz retorno.

11) Você paga energia elétrica para realizar uma primeira consulta:
Durante o atendimento da primeira consulta, você continua gastando energia elétrica e pagando por esse gasto. Por isso, não cobrar pela primeira consulta também representa um desperdício de dinheiro. Você gasta algo no seu negócio sem repor esse valor.


Pode até parecer atrativo para o paciente quanto a primeira consulta não é cobrada, mas isso pode te trazer um prejuízo importante. Imagine, por exemplo, que em um mês você realizou 20 primeiras consultas e 10 atendimentos para procedimentos diversos (profilaxia, restaurações, próteses, dentre outros). Se as 20 consultas foram de graça, mais do que 60% do seu tempo foi destinado a trabalhar de graça. Ou ainda pior, pagar para trabalhar, porque os custos do consultório continuaram os mesmos.

12) Você paga água para realizar uma primeira consulta:
Da mesma maneira que no tópico anterior, no decorrer de uma primeira consulta, você continua gastando água e pagando por esse gasto. Assim, avalie muito bem quais são os custos por hora do seu consultório ou clínica odontológica. Do ponto de vista da gestão do seu negócio, não cobrar pelo serviço é sim um prejuízo. Sem falar das outras questões de desvalorização profissional já discutidas aqui.

13) Você gasta material para realizar uma primeira consulta:
Outro motivo para cobrar a primeira consulta é o fato de que você também gasta material para realizar esse atendimento. Então, avalie muito bem como você tem valorizado os materiais no seu consultório. Sem usar nenhum destes itens, você jogaria um par de luvas, um pacote de gaze, um receituário, toca e máscara no lixo? Certamente não.


Assim, por que não cobrar a primeira consulta se você esta pagando para usar esses materiais? É a mesma questão do pagamento dos seus funcionários e das despesas como energia elétrica e água.

14) Você esteriliza instrumentais para realizar uma primeira consulta:
E mais uma razão para cobrar a primeira consulta é o gasto que você tem ao esterilizar os instrumentais utilizados em uma primeira consulta. Pode parecer fácil, porque você precisa de apenas um jogo clínico para essa consulta.


No entanto, vale lembrar que para esse jogo clínico estar prontinho na sua mesa clínica, foi necessário realizar um procedimento que gastou tempo, dinheiro e energia elétrica. Mais uma vez não seria justo oferecer de graça um serviço pelo qual você pagou tanto, investiu tanto e estudou tanto.


Dica importante: para informações completas sobre Marketing Odontológico leia os artigos: “Como atrair clientes novos com o Marketing Odontológico”; “Passo a passo do Marketing Odontológico: o guia completo” e “Marketing Odontológico: aprenda a encantar e fidelizar clientes no consultório”.

Por fim, espero que esse conteúdo tenha mudado a sua percepção sobre cobrar a primeira consulta. A valorização profissional deve estar presente na sua prática diária. Portanto, lembre-se sempre das diretrizes do Código de Ética Odontológica e reconheça o seu mérito e competência como profissional da saúde.


Aproveite para implementar as dicas desse artigo no seu consultório ou clínica odontológica. Deixe também o seu comentário contanto o que mais gostou nesse conteúdo. Compartilhe nas redes sociais e se mantenha bem informado sobre a sua profissão.

Compartilhe em suas redes
Odonto Coach
Odonto Coach
Sou dentista, formada há 27 anos. Fiz cursos na área de Administração com ênfase à Análise de Sistemas, Marketing, Gestão, Liderança, Empreendedorismo (Empretec) e muitos outros que seria difícil descrever todos aqui. Minha intenção é contribuir com os dentistas para que tenham um passo-a-passo dentro da odontologia, da montagem do consultório, construção de um mindset empreendedor, até a gestão e marketing, prospectando o seu consultório de maneira a obter resultados diferenciados

Os comentários estão encerrados.