Estratégia em Odontologia: Como triplicar as indicações boca a boca

Devo cobrar a primeira consulta odontológica?
Devo cobrar a primeira consulta odontológica?
11/07/2019
Como ter mais lucro no meu consultório odontológico
Como ter mais lucro no meu consultório odontológico?
11/07/2019
Exibir tudo

Estratégia em Odontologia: Como triplicar as indicações boca a boca

indicações boca a boca

As indicações dos seus atuais clientes possuem um poder muito grande para escalar o seu consultório. Através de uma simples conversa, um paciente pode expressar todo o seu encantamento pelo serviço que recebeu. Dessa maneira, ele é capaz de influenciar pessoas próximas a confiar em você e no seu trabalho.


Talvez esse tipo de indicação, conhecida como indicação boca a boca, tenha sito a primeira estratégia de marketing de um consultório odontológico. Atualmente, existem outras maneiras de captar mais clientes (leia em “Como atrair clientes novos com o Marketing Odontológico”) que podem ser consideradas estratégias mais rebuscadas.


Mesmo com todas as mudanças na maneira de comunicação nos últimos anos, as indicações boca a boca continuam representando uma excelente estratégia na divulgação do seu consultório. Logo, esse tipo de indicação se torna um precioso método para melhorar os rendimentos do seu negócio.


Aqui nesse artigo, você irá descobrir as grandes vantagens da indicação boca a boca e 8 dicas imperdíveis para triplicar essas indicações. Espero que você aproveite bastante esse conteúdo completo.

Vantagens das indicações boca a boca

As indicações boca a boca podem fazer maravilhas nos resultados do seu consultório. Como uma maneira simples de atrair mais clientes, esse tipo de indicação tem um alto valor na sua estratégia de divulgação.


Apesar de ser uma forma simples de comunicar os seus serviços, nunca subestime o potencial das indicações boca a boca. Da mesma maneira que um bom comentário pode enaltecer o seu serviço e atrair novos pacientes, um comentário ruim pode ser desastroso.

Por exemplo, imagine que você tenha prestado muita atenção a essa estratégia de divulgação e treinou muito bem os seus funcionários em relação a isso. Com o cuidado de deixá-los preparados para qualquer problema que ocorresse, evitando que o paciente saia do consultório chateado ou falando mal do atendimento. Então, em uma quinta-feira a tarde, estavam marcados dois pacientes para o horário das 15:00 horas, por um erro de agenda feito por alguém da sua equipe. Assim, logo que percebem o erro, os seus funcionários se organizam para deixar os pacientes bem confortáveis e encontrar pontos em comum entre eles.

Os pacientes começam com uma ótima conversa e nem se chateiam por terem sido marcados para o mesmo horário. Logo, quando um é chamado para o atendimento, o outro cede o seu lugar e diz que o espera para terminarem o papo. Felizmente, o primeiro que entrou iria realizar apenas uma radiografia e polimento de uma restauração. E no final da tarde, os dois pacientes saem do seu consultório felizes por terem feito uma ótima amizade. E certos que iriam te indicar para os amigos e familiares.

Percebe como a indicação boca a boca é importante e como você pode articular a sua equipe para cuidar sempre dessa estratégia? A seguir, confira as maiores vantagens desse tipo de indicação e se surpreenda!

As indicações boca a boca são extremamente sinceras: essa é uma grande vantagem das indicações boca a boca. O seu cliente sempre será sincero ao falar do seu serviço e do seu atendimento. Outro ponto interessante nesse contexto, é que ele só irá te indicar se realmente gostar do seu trabalho. Assim, quando o seu cliente fizer a indicação, você terá um feedback positivo da sua prática como dentista.

São carregadas de boas emoções: as indicações boca a boca são muito poderosas porque vem carregadas de emoções positivas. Logo, o seu cliente ao expressar o quanto gostou do seu serviço já sinaliza para outras pessoas emoções como alegria, satisfação, bem-estar, bom humor, animação, dentre outros. Imagina como será incrível receber um novo cliente cheio dessas emoções carregadas pelo cliente que te indicou.

Não possuem custo: as indicações boca a boca são completamente gratuitas! O seu cliente vai te indicar se ele gostar mesmo de você. É sincero, cheio de boas emoções e ainda não custa nada. Dessa forma, você não precisa gastar muito com outras estratégias de captação de clientes ou pode colocar o seu dinheiro em outros investimentos.

Fidelizam o cliente: outra vantagem das indicações boca a boca é que elas fidelizam o seu cliente. Isso significa que ao mesmo tempo, o seu cliente irá te indicar e irá te procurar sempre que pensar em um dentista. Quer descobrir mais estratégias de fidelização de clientes? Leia o artigo completo “Marketing Odontológico: aprenda a encantar e fidelizar clientes no consultório.”

Possibilitam a captação de novos clientes: como o seu cliente fidelizado irá de indicar com toda a alegria para amigos e familiares, isso possibilita a captação de novos clientes. Dessa forma, o seu consultório ou a sua clínica odontológica aumentará o fluxo de pacientes e o faturamento.

São realmente efetivas: as indicações boca a boca representam a maneira mais efetiva de captar mais clientes. Como já foi explicado anteriormente, essas indicações são muito sinceras e são dadas por pessoas que os novos clientes confiam muito. Assim, não tem como ser uma indicação errada ou por engano, ela sempre leva a melhor mensagem do seu serviço.

Criam um clima amigável no consultório: por fim, outra grande vantagem das indicações boca a boca é o clima amigável que isso cria no seu consultório ou na sua clínica odontológica. Como muitas pessoas ali se conhecem, o ambiente ficará harmonioso, até deixando os pacientes mais tranquilos para os atendimentos.

8 dicas de como triplicar as indicações boca a boca

Agora que você já conhece muito bem as vantagens das indicações boca a boca, você poderá aprender 8 dicas incríveis para triplicar essas indicações. Aqui, essas dicas são baseadas em experiência clínica e em estudos na área. E vale lembra que você pode usar a sua criatividade para implementar mais estratégias e encantar sempre os seus pacientes.

Dica 1 – Ofereça o seu melhor
A primeira dica infalível para triplicar as indicações boca a boca é oferecer sempre o seu melhor. Quando você trabalha colocando todas as suas habilidades para ofertar um serviço de alta qualidade, o seu cliente percebe imediatamente o quando você se importa.


Assim, como as indicações boca a boca são baseadas na satisfação do seu cliente com o seu serviço, certifique-se que ele percebe o seu esforço em exercer um bom trabalho. Seja educado,

Dica 2 – Comunique a sua paixão
A segunda dica infalível para triplicar as indicações boca a boca é comunicar a sua paixão. Deixe claro para o seu paciente que você é apaixonado pelo que faz. Durante os atendimentos, mostre-se disposto ao atendimento. Converse com o seu paciente, conte histórias, mostre os seus diplomas com orgulho. Até a decoração do seu consultório mostra que você está feliz com o que faz, e isso é convertido em mais indicações.

Dica 3 – Demonstre que você se importa
A terceira dica infalível para triplicar as indicações boca a boca é demonstrar que você se importa de verdade. Os seus clientes irão te indicar se eles gostarem de você. E os seus clientes irão gostar mais de você se perceberem que você se importa.


Assim, não adianta fazer um procedimento odontológico perfeito do ponto de vista técnico, se o seu paciente não perceber que você se importa com a saúde e o bem-estar dele. Se interesse pelo seu cliente, pela história dele. Demonstre a sua consideração pelo que ele é como pessoa. E isso será percebido e adorado pelo sue cliente.

Dica 4 – Garanta um serviço de qualidade
A quarta dica infalível para triplicar as indicações boca a boca é oferecer um serviço de qualidade. Além de deixar claro que você se importa com o seu paciente do ponto de vista humano, você também deve demonstrar isso nas técnicas que aplica.


Dessa forma, ofereça a maior qualidade em procedimentos, métodos e equipamentos. Faça cursos, se aperfeiçoe, aprenda mais e coloque tudo isso em prática no seu consultório ou clínica odontologia. Certamente essa qualidade será muito apreciada pelos seus clientes, que farão questão de te indicar.

Dica 5 – Use os melhores materiais
A quinta dica infalível para triplicar as indicações boca a boca é usar os melhores materiais nos seus atendimentos. Assim como no tópico anterior, invista em qualidade também nos materiais. Procure sempre o melhor para a sua clínica ou consultório e comunique isso ao seu paciente. Explique e fale da superioridade dos materiais que você usa durante o tratamento. Dessa maneira, o paciente se sentirá importante e estimado, e isso será convertido em indicações com certeza.

Dica 6 – Seja congruente
A sexta dica infalível para triplicar as indicações boca a boca é ser congruente. Você precisa ser coerente e harmônico durante todos os momentos. Por exemplo, não adianta tentar fazer um personagem só para conquistar mais clientes. As pessoas irão perceber isso facilmente.

Por isso, se você não gosta do seu trabalho, fingir que você gosta não irá resultar em mais indicações. Nesses casos, você precisa parar um pouco e avaliar o que está acontecendo. Tente demonstrar sempre o seu melhor em todos os momentos, sendo verdadeiro com o que você é. Os pacientes são apaixonados por profissionais de saúde autênticos e congruentes.

Dica 7 – Seja positivo
A sétima dica infalível para triplicar as indicações boca a boca é ser positivo sempre. Qualquer pessoa adora estar em contato com outras pessoas positivas e que procuram o lado bom em tudo. E isso não seria diferente com o seu cliente. Por isso, apresente-se de forma positiva e faça disso um hábito. Com certeza o seu cliente irá adorar contar como você é animado e alegre. E assim, os novos clientes que chegarem por essa indicação já terão uma excelente imagem de você.

Dica 8 – Certifique que o cliente gostou do seu atendimento
E a oitava dica infalível para triplicar as indicações boca a boca é certificar-se de que o seu cliente gostou do atendimento. E como você pode fazer isso? Uma maneira simples é perguntar após o atendimento o que ele achou. Também é possível fazer pesquisas de satisfação através do e-mail, WhatsApp ou através uma caixa de sugestões na recepção do consultório ou clínica.


O importante é não deixar que o paciente termine o tratamento sem fazer o feedback. Inclusive, você pode incluir uma pesquisa de satisfação como um item do plano de tratamento do seu cliente.

Assim, com essa estratégia você saberá exatamente aonde deve melhorar, onde estão os seus pontos fortes e o que o seu paciente mais gostou. Consequentemente, se você aplicar esses conhecimentos, poderá aumentar exponencialmente as indicações.

Informações bônus!
Talvez essas informações bônus podem te ajudar! A indicação boca a boca é considerada uma das maneiras de atrair mais clientes para o seu consultório ou clínica odontológica. Por isso, como bônus esse artigo também irá te indicar outras maneiras de atrair mais clientes. As informações completas estão no artigo “Como atrair clientes novos com o Marketing Odontológico”, e aqui você tem um resumo:


⦁ Distribua o seu cartão de visita;
⦁ Cuide da identidade visual do seu consultório (logomarca, placa, faixada);
⦁ Seja sociável e encontre oportunidades aonde for;
⦁ Faça parcerias com outros profissionais e outros clientes,
⦁ Ofereça serviços diferenciados;
⦁ Tenha uma conta comercial no Instagram;
⦁ Ofereça conteúdos de qualidade para a sua audiência online;
⦁ Conheça melhor o seu cliente online;
⦁ Ofereça um serviço de tirar dúvidas online;
⦁ Invista em marketing e propaganda.

Em conclusão, espero que você tenha percebido como as indicações boca a boca são importantes para o seu consultório ou sua clínica odontológica. Além disso, espero que você aplique várias dessas dicas para conquistar mais pacientes. O sucesso do seu negócio odontológico só depende de você!

Se você gostou desse conteúdo completo, deixe o seu comentário e compartilhe com os seus contatos nas redes sociais. Dividir informações de qualidade é sempre muito importante.

Compartilhe em suas redes
Odonto Coach
Odonto Coach
Sou dentista, formada há 27 anos. Fiz cursos na área de Administração com ênfase à Análise de Sistemas, Marketing, Gestão, Liderança, Empreendedorismo (Empretec) e muitos outros que seria difícil descrever todos aqui. Minha intenção é contribuir com os dentistas para que tenham um passo-a-passo dentro da odontologia, da montagem do consultório, construção de um mindset empreendedor, até a gestão e marketing, prospectando o seu consultório de maneira a obter resultados diferenciados

Os comentários estão encerrados.