Gestão odontológica: como captar mais clientes

o valor da odontologia
O valor da Odontologia: 15 dicas de como cobrar o preço justo
11/07/2019
Devo cobrar a primeira consulta odontológica?
Devo cobrar a primeira consulta odontológica?
11/07/2019
Exibir tudo

Gestão odontológica: como captar mais clientes

captar mais clientes

A obtenção de novos clientes é determinante para a rotatividade do seu consultório odontológico. Com os novos atendimentos, você pode aumentar o fluxo de caixa e escalar o sucesso do seu negócio. Além disso, atrair mais pacientes é uma etapa importante do planejamento estratégico da sua gestão como dentista. No entanto, captar mais clientes pode ser um desafio muito grande para alguns profissionais da área. Principalmente, se não houver dinheiro sobrando para investir em campanhas de divulgação ou investir em marketing.


Então, como captar sem dinheiro mais clientes? Talvez essa é uma pergunta que você esteja se fazendo agora. A verdade, é que existem mecanismos para captar novos pacientes sem precisar de um investimento financeiro. Então, será exatamente isso que você descobrirá nesse artigo.


Possivelmente, se você chegou a esse conteúdo é porque está preocupado ou preocupada com a sua agenda que não anda tão cheia. Ou provavelmente você está no início da sua carreira, inquieto ou inquieta com as contas no fim do mês. Nesses casos, ter mais pacientes entrando no seu consultório ou na sua clínica odontológica pode resolver todas as preocupações.


A notícia boa é que você tem a capacidade de melhorar o seu cenário e começar a captar mais clientes ainda hoje! Seguramente, irei te guiar pela trajetória de conhecimentos e experiências clínicas para aumentar o seu fluxo de atendimentos. Por isso, espero que você aproveite bastante este conteúdo!

O que fazer quando você não tem dinheiro para investir em capitação?

Investir em captação é uma excelente estratégia para aumentar o fluxo de pacientes no seu consultório ou na sua clínica odontológica. Mas o que fazer quando você não dispõe desse dinheiro?


Durante a carreira odontológica, algumas estratégias de gestão e engajamento de clientes ficam mais claras. Em alguns momentos, o dinheiro pode faltar para um investimento mais alto, mas nunca pode faltar criatividade e paixão pelo seu trabalho. Ao longo desse artigo, você irá perceber como esses dois elementos são importantes para captar mais clientes.


Na falta dos recursos financeiros, extrapole o uso da sua criatividade e boa vontade para trabalhar. Os clientes estão sempre de olho, observando o quanto você se importa com o atendimento, com a gestão do consultório, com os seus funcionários, dentre outros.

Boas ações nunca passam despercebidas e tem um impacto positivo no seu trabalho. Por isso, não deixe faltar disposição e não deixe de imaginar novas ideias. A seguir, você poderá aprender mais sobre capitação de clientes sem investir dinheiro, mas você também pode começar a usar a sua imaginação para criar estratégias condizentes com a sua realidade.

5 estratégias infalíveis para captar mais clientes sem investir dinheiro

1) O poder da indicação de serviço boca a boca
A primeira estratégia infalível para captar mais clientes é apostar na indicação do seu serviço boca a boca. Nesse caso, um conceito muito importante a ser compreendido é: o seu cliente vai te indicar se ele realmente gostar de você. E mais, não importa a circunstância, esse cliente vai sempre te indicar, para amigos, familiares, conhecidos, vizinhos. Portanto, acredite no poder da indicação.


A regra é simples, o seu cliente vai falar de você e sobre o seu atendimento. O melhor é que ele fale muito bem e indique o seu consultório ou clínica odontológica. Por isso, certifique-se de que o seu cliente aprecia o seu serviço e o cuidado que você teve com ele.


Também vale conversar com os seus pacientes e pedir a indicação. Não há problema algum em fazer isso. Essa é uma estratégia simples que não custa nada e muito efetiva. Logo, você estará atendendo toda a família do seu cliente, além de amigos e conhecidos.


Pense como seria amigável o ambiente no seu consultório ou clínica odontológica se todos ali se conhecessem. Imagine como seria confortável para você e os seus clientes. Assim, é justamente isso que uma indicação do seu serviço boca a boca pode trazer para o seu consultório.

2) Encante os seus pacientes
Encantar os seus pacientes também é uma estratégia para captar mais clientes. Conforme você leu no tópico anterior, a indicação de novos clientes acontece quando o seu cliente atual gosta do seu serviço. E se esse cliente se encarar de vez pelo seu trabalho, ele pode se tornar um cliente fidelizado, que volta sempre e faz diversos tratamentos com você. Também com o bônus da indicação boca a boca.


Dessa forma, dedique um tempo para avaliar como anda o seu atendimento aos clientes que você já tem. Responda as perguntas abaixo para descobrir se você tem encantando o seu cliente ou não. E descubra mais estratégias sem custo para praticar o encantamento.

  • Quais habilidades você usa no atendimento, além das habilidades técnicas?
  • Você deixa o seu cliente seguro?
  • Você faz pesquisas de satisfação?
  • Você oferece um ambiente confortável?
  • Você esclarece as dúvidas do seu paciente?
    ⦁ Você é solícito?
    ⦁ A sua equipe trata bem o seu paciente?

Estratégias sem custo para encantar o seu paciente:
⦁ Sempre atenda com um sorriso no rosto;
⦁ Seja empático;
⦁ Compreenda os medos do seu paciente;
⦁ Pergunte se ele está satisfeito com o tratamento;
⦁ Converse sobre o tratamento e tire dúvidas sempre;
⦁ Treine a sua equipe para um atendimento de excelência;
⦁ Coloque a sua paixão pela Odontologia em tudo o que faz.

3) Faca um perfil do seu consultório nas redes sociais
Uma outra estratégia infalível para captar mais clientes sem gastar absolutamente nada é criar um perfil do seu consultório ou clínica odontológica nas redes sociais. Na era digital, as mídias sociais representam poderosas ferramentas de comunicação que podem te ajudar a aumentar o fluxo de clientes.


Fazer um perfil em uma rede social não requer nenhum recurso financeiro, apenas a sua vontade de comunicar o seu conhecimento e oferecer o seu serviço. Então, considere postar conteúdos relacionados ao dia a dia do seu consultório ou clínica odontológica. Também peça autorização aos seus pacientes atuais para postar fotos dos atendimentos e dos resultados alcançados com os tratamentos.


Adicione informações de contato ao seu perfil, inclua também o endereço do seu consultório ou clínica e sempre responda aos comentários. Nessa estratégia, você só irá precisar de acesso à internet e do seu celular. Use também a sua criatividade para produzir conteúdos interessantes para o seu público alvo.


Dessa maneira, os seus conteúdos serão como propagandas (gratuitas) do seu serviço como dentista. E como as pessoas buscam as redes sociais também como entretenimento, você pode começar a ofertar seu conhecimento como um entretenimento rápido e de alto valor. Ao final de uma semana postando conteúdos consistentemente, não se surpreenda ao receber novos clientes.

4) Peça indicação para outros colegas
Uma boa rede de contatos pode fazer toda a diferença no sucesso do seu consultório ou clínica odontológica. Então, considere pedir indicação para outros colegas dentistas como estratégia para captar mais clientes. Os seus colegas de profissão são grandes aliados e sabem exatamente como é a rotina de um dentista e as dificuldade de atrair mais clientes.


Logo, uma parceira entre seus colegas e você para indicar pacientes é uma excelente estratégia, onde todos saem ganhando. Por isso, ligue para aquele seu amigo de faculdade e os seus companheiros de especialização, converse sobre indicações, ofereça seus serviços em tratamentos que os seus colegas não fazem. Assim, você pode estabelecer uma conexão e firma essa parceria. Fale também sobre o seu perfil nas redes sociais e conversem sobre parcerias de divulgação também por lá.


Naturalmente, os clientes começarão a chegar no seu consultório sendo indicados pelos seus parceiros e amigos. E, da mesma forma, você também pode indicar os clientes que já tem para os seus colegas de Odontologia. Por fim, você cria uma comunidade de profissionais parceiros que se ajudam e se apoiam.

5) Converse com os seus clientes por WhatsApp
A maneira de se comunicar mudou muito nos últimos anos e aplicativos como o WhatsApp fazem muito sucesso. Isso é consequência da rapidez com que as mensagens chegam no seu celular, sempre conectado à internet. Então, por que não usar o WhatsApp como método para captar mais clientes?


Possivelmente, o seu paciente tem um celular smartphone e se comunica através de mensagens rápidas. E ele também espera que o atendimento do seu consultório seja tão rápido quanto ele precisa. Nesse contexto, considere ter um perfil no WhatsApp com o número do seu consultório, funcionando de acordo com o seu horário de atendimento.


O seu cliente poderá tirar dúvidas, marcar agendamentos e se conectar com você de maneira mais próxima. Você ainda terá a oportunidade de enviar para esse paciente conteúdos de valor, exercendo o encantamento para fidelizar o cliente e atrair novos pacientes. A tecnologia pode te ajudar a aumentar o fluxo de atendimentos do seu consultório, sem gastar nada!

Dicas para desenvolver novas estratégias para captar mais clientes

Até aqui, você aprendeu 5 estratégias infalíveis para captar sem dinheiro mais clientes. Todas essas estratégias são incríveis e funcionam para todos os tipos de dentista. Você também pode perceber que são estratégias gerais e simples de serem executadas. O que eu vou te ensinar agora, é como desenvolver estratégias para captação de clientes que estejam associadas com a sua realidade.


Como falado anteriormente, a criatividade e a paixão são muito importantes na hora de criar maneiras de atrair mais clientes. E a melhor parte é que nada disso custa dinheiro. Talvez a sua realidade como dentista em um determinado local, tem peculiaridades que outros colegas não têm.

Por exemplo, imagine que você trabalhe em uma cidade com muito sol e com muitos trabalhadores na rua. Uma vez por mês, você pode fazer uma ação para o diagnóstico de lesões orais causadas pelo sol, como a queilite actínica e o câncer de lábio. Isso, mostra o seu serviço à comunidade e ajuda a encantar ainda mais os seus pacientes e atrair novos clientes para o seu consultório.


Em vista disso, algumas dicas para desenvolver novas estratégias relacionadas à sua prática odontológica são:


⦁ analise a sua realidade;
⦁ entenda as demandas dos seus clientes;
⦁ anote as características da sua cidade que podem ser uma vantagem;
⦁ pergunte aos seus pacientes o que eles acreditam que pode melhor no serviço;
⦁ pergunte aos seus funcionários o que eles creditam que pode melhor no serviço;
⦁ use a sua criatividade;
⦁ use a sua experiência;
⦁ coloque uma caixinha de sugestões na recepção do consultório;
⦁ analise o seu cliente através das redes sociais e descubra o que ele curte e gosta;
⦁ faça pesquisa de satisfação via WhatsApp;
⦁ pergunte aos seus amigos e colegas de profissão sobre ideias;
⦁ deixe a sua paixão pela Odontologia trabalhar para você.

Em síntese, mostrei aqui como você pode captar mais clientes com estratégias eficazes e que não requerem um investimento financeiro. Dessa forma, você pode colocar em prática os tópicos trabalhados aqui e também usar a sua criatividade para implantar nossas estratégias.


Espero que você tenha gostado desse conteúdo completo. Deixe o seu comentário e compartilhe nas redes sociais. Com certeza, outros dentistas irão adorar saber novas maneiras de captar sem dinheiro mais clientes.

Compartilhe em suas redes
Odonto Coach
Odonto Coach
Sou dentista, formada há 27 anos. Fiz cursos na área de Administração com ênfase à Análise de Sistemas, Marketing, Gestão, Liderança, Empreendedorismo (Empretec) e muitos outros que seria difícil descrever todos aqui. Minha intenção é contribuir com os dentistas para que tenham um passo-a-passo dentro da odontologia, da montagem do consultório, construção de um mindset empreendedor, até a gestão e marketing, prospectando o seu consultório de maneira a obter resultados diferenciados

Os comentários estão encerrados.