Marketing Odontológico: O guia completo

Como Atrair Clientes Novos – Marketing Odontológico
15/01/2019
Como encantar e fidelizar clientes no Consultório Odontológico
09/03/2019
Exibir tudo

Marketing Odontológico: O guia completo

O Marketing Odontológico é um dos temas mais procurados entre cirurgiões-dentistas. Isso porque nos últimos anos a maneira de se fazer marketing mudou consideravelmente. 

Talvez você já tenha percebido que algumas práticas não funcionam muito bem na divulgação do seu consultório e que o seu marketing precisa se adequar ao novo estilo de comunicação do seu paciente. 

Muitos processos de propaganda e vendas foram facilitados pelo mundo online, no entanto, as estratégias são novas e requerem um outro tipo de abordagem. 

As mídias sociais e o contado via internet mudaram para sempre a maneira como os negócios são feitos e isso vale para o seu negócio como cirurgião-dentista. 

Se você procura melhorar o marketing da sua clínica ou do seu consultório, esse artigo é para você. 

A atualização profissional é fundamental para todo cirurgião-dentista que queira se destacar e isso não seria diferente para o marketing odontológico.

Nesse artigo você irá encontrar um guia explicando os passos para um marketing odontológico de sucesso, adequado à realidade das mídias sociais. 

Você será conduzido por um caminho de conhecimentos baseados em pesquisas e também em experiência na área. Aproveite muito!

Você já conhece o Marketing Odontológico?

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o marketing odontológico em apenas uma aula na universidade ou talvez você já esteja procurando sobre esse tema faz algum tempo. 

Em ambos os casos, o principal é conhecer esse conceito e compreender o quanto ele é importante para o sucesso do seu consultório. E em seguida começar a colocá-lo em prática.

O marketing odontológico designa um conjunto de estratégias de divulgação, promoção, propaganda e venda dos seus serviços  como cirurgião-dentista, promovendo o seu consultório ou clínica, trazendo e fidelizando novos clientes e mantendo clientes antigos fieis aos seus serviços. 

O seu trabalho é o produto de venda (serviços prestados), o seu consultório é o local onde esse produto é vendido e o marketing odontológico é o método que promove e aumenta as vendas desse produto.

Diversas pesquisas já demonstraram o quanto o marketing odontológico é essencial para a prosperidade do seu consultório e diversos cirurgiões-dentistas que colocaram esse marketing no seu dia a dia já experimentaram uma grande diferença. 

Por isso, não se assuste se esse for um tema novo para você.

O marketing odontológico é bem estudado, razoavelmente conhecido e pode te trazer muitos resultados lucrativos.

Como anda o Marketing do seu consultório ?

Antes de conhecer o passo a passo do marketing odontológico, você precisa compreender como anda o marketing do seu consultório. 

Isso é importante para te dar uma ideia de onde você está e de quantos passos você precisar dar para chegar a um marketing mais efetivo. 

Reserve um tempo para fazer esse exercício. Se quiser você poderá anotar as suas respostas em uma agenda ou no computador. 

Fazer o diagnóstico do seu marketing odontológico é como fazer o diagnóstico de uma doença oral no paciente, você precisa ter atenção a todos os aspectos e a partir disso poderá fazer o melhor plano de tratamento (ou plano de marketing). 

Responda as perguntas abaixo:

  • Quais estratégias de marketing odontológico você conhece?
  • Quantos clientes novos você tem por mês?
  • Como você se comunica com os seus clientes atuais?
  • Quem são os integrantes da sua equipe?
  • Você e a sua equipe usam uniformes padronizados?
  • A sua agenda está cheia?
  • Você tem cartão de visita?
  • Você tem logomarca?
  • Você tem um site?
  • Você tem redes socais do consultório?
  • Você investe no seu consultório?
  • Como você anuncia o seu consultório?

Passo a passo do Marketing Odontológico:

Fez o diagnóstico? Descobriu como anda o seu marketing? 

Então agora que você já conhece o marketing odontológico e sabe como anda o marketing do seu consultório, a próxima etapa é aprender o passo a passo completo. 

Basicamente existem três fases do marketing que estão relacionadas com o fluxo de atendimento do seu cliente: 

Marketing odontológico pré-atendimento, durante o atendimento e pós-atendimento. Confira cada uma das partes desse guia a seguir.

  1. Marketing Odontológico Pré-atendimento

O marketing odontológico pré-atendimento é onde tudo começa. Você precisa ter os elementos básicos para começar a divulgar o seu consultório e conquistar novos clientes. 

  • Consultório: o seu consultório é onde começa e termina o seu marketing, porque é justamente ali que você irá oferecer os seus serviços e encantar os seus pacientes. Por isso, certifique-se de possuir uma boa estrutura na sua clínica ou consultório odontológico, como: uma boa cadeira odontológica, computador, acesso à internet, telefone e como opção, uma câmera fotográfica. No seu consultório são executadas as práticas de marketing interno, que diz respeito à toda estratégia de divulgação dentro do seu negócio.
  • Equipe: uma equipe bem treinada é essencial para o marketing interno. Assim, procure sempre orientar bem a sua secretária e/ou assistente para compreender a importância do marketing odontológico, como fazer as ligações, como abordar os clientes, como fazer o planejamento de materiais, dentre outros.
  • Logomarca: a logomarca do seu consultório é fundamental para a divulgação dos seus serviços no marketing externo (fora do consultório) e também a padronização de uniformes, jalecos, receituários e envelopes no marketing interno (dentro do consultório). Procure criar uma logomarca que represente bem o seu serviço.
  • Cartão de visita: assim como a logomarca, o cartão de visita padronizado é uma das ferramentas para o seu marketing externo, divulgando seu trabalho como cirurgião-dentista para outros potenciais clientes. Vale a pena investir em um cartão de visita como estratégia de marketing odontológico.
  • Uniformes e jalecos: o ideal é ter uniformes e jalecos padronizados no seu consultório com a sua logomarca. Isso ajuda a divulgar a sua mensagem como profissional no marketing interno. Invista um pouco de tempo e dinheiro com esse tópico, você notará a diferença assim que ver a sua equipe uniformizada.
  • Anúncios: os anúncios são muito importantes para o marketing externo do seu consultório. Você poderá divulgar a sua marca em revistas, colunas, artigos em jornais, mala direta, dentre outros. Encontre a melhor maneira de divulgação para você, mas não deixe de fazer anúncios do seu consultório.
  • Site e redes sociais: ter um site e presença nas redes sociais do seu consultório é o novo modelo dentro do marketing odontológico. Com as mudanças na maneira de comunicação das pessoas, colocar a sua marca online é uma maneira de fazer o seu marketing externo. Além de postar conteúdo sobre o seu dia a dia, seus casos e divulgar os seus serviços, você poderá conquistar novos clientes. Leia mais no artigo “Como atrair clientes novos com o Marketing Odontológico. “
  • E-mail marketing: através do seu site ou do cadastro dos seus pacientes no consultório você poderá criar uma lista de e-mails e assim utilizar outra técnica de marketing externo que é o e-mail marketing. Você poderá divulgar o seu serviço além de manter o relacionamento com os seus clientes atuais (leia mais em marketing de relacionamento na segunda parte do guia para marketing odontológico).
  • Eventos e congressos: se manter atualizado e fazer sempre novos cursos e treinamentos é uma maneira de melhorar as suas habilidades, o seu currículo e a sua autoridade como cirurgião-dentista. Por isso, invista em você e na sua formação complementar para alavancar ainda mais a sua autoridade e a do seu consultório.

2 – Marketing Odontológico durante o atendimento

O marketing odontológico durante o atendimento faz parte do marketing de relacionamento e indica as práticas de promoção, divulgação e vendas de serviços durante o processo de tratamento dos pacientes.

Você precisa conhecer os elementos para manter o seu cliente satisfeito com o serviço.

  • Consultório e equipe: melhorias no seu consultório e serviços especiais (como musicoterapia) podem tornar o ambiente ainda mais agradável para o seu cliente. Assim, a possibilidade de que ele fidelize e volte em outra ocasião é muito alta. 
  • Cartão de atendimentos: oferecer ao seu cliente um cartão de atendimento personalizado com a sua logomarca é uma ótima estratégia de marketing interno e ajuda muito no marketing de relacionamento. 
  • Postagens nas redes sociais: que tal fazer postagens sobre as suas habilidades como dentista enquanto faz os seus tratamentos? Isso aumenta a sua autoridade. Hoje em dia existem diversas estratégias de marketing digital que podem te ajudar no marketing odontológico
  • E-mail marketing: através do e-mail marketing você também poderá fazer o acompanhamento dos tratamentos do seu cliente. Isso fortalece o marketing de relacionamento e melhora o seu marketing odontológico

3 – Marketing Odontológico pós-atendimento

O marketing odontológico pós-atendimento também faz parte das estratégias de marketing de relacionamento e te ajuda a compreender melhor a satisfação do seu cliente com o seu serviço. 

Esses métodos de marketing pós-atendimento também te ajudarão a descobrir maneiras de melhorar o seu serviço. 

  • Contato: tenha sempre atualizado o telefone, endereço de e-mail do seu paciente. Assim, você poderá entrar em contato com ele para manter o  relacionamento entre vocês ativo, mesmo depois de finalizar um tratamento. 
  • Cartão de retorno: mesmo que o tratamento do seu cliente tenha sido finalizado, você pode manter um cartão de retorno (personalizado com a sua logomarca) de 6 em 6 meses. Isso mantém a saúde bucal do seu cliente em dia e te ajuda a manter a rotatividade de paciente, através do marketing de relacionamento.
  • Pesquisa de satisfação: no marketing odontológico pós-atendimento é muito importante compreender se as dores do seu paciente foram atendidas completamente, por isso faça uma pesquisa de satisfação. Ela pode ser feita no consultório, através do envio de cartas, através das redes sociais ou através do e-mail.
  • Postagem nas redes sociais: após o término de um atendimento, você ainda poderá manter contato com o seu cliente através das redes sociais. E isso é uma grande vantagem em tempos de era digital. 
  • E-mail marketing: o e-mail marketing também pode te ajudar a incrementar o marketing do seu negocio após os atendimentos. Você pode mandar aquela pesquisa de satisfação para o seu cliente via e-mail, por exemplo.
  • Rede de contatos: uma outra maneira importante de marketing odontológico pós-atendimento é usar o poder da sua rede de contatos. Certifique-se de manter uma rede com outros profissionais como médicos, psicólogos, outros cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, dentre outros. Se o seu paciente precisar de uma indicação de algum profissional da área da saúde, você estará pronto para ajudar e indicar.

Ética no marketing odontológico:

Quando se trata de divulgar o seu consultório odontológico também é importante considerar as boas práticas de ética no marketing. 

A seguir listamos alguns pontos essenciais para te guiar:

  • Sempre explicar exatamente qual serviço o cliente irá receber;
  • Nunca utilizar propaganda enganosa;
  • Não prejudicar o seu cliente;
  • Nunca utilizar títulos e especializações que você não possui;
  • Não infringir o código de ética profissional;
  • Não propagar informações enganosas ou sem respaldo científico.

Com o tempo, você irá planejar melhor cada uma das estratégias. Tire um dia para organizar todo o marketing odontológico do seu consultório. 

Coloque as estratégias em planilhas, invista um pouco de tempo e dinheiro nessas etapas e com certeza você conseguirá atingir melhores resultados. 

Procure colocar esses passos em prática. O marketing do seu consultório odontológico ou clinica é essencial para o seu sucesso. 

E se você gostou desse guia completo e busca aprender mais, continue acompanhando os nossos conteúdos. 

Impulsionar o seu consultório se tornará rotina. Comente abaixo o que você achou desse artigo e compartilhe nas suas redes sociais!

Compartilhe em suas redes
Odonto Coach
Odonto Coach
Sou dentista, formada há 27 anos. Fiz cursos na área de Administração com ênfase à Análise de Sistemas, Marketing, Gestão, Liderança, Empreendedorismo (Empretec) e muitos outros que seria difícil descrever todos aqui. Minha intenção é contribuir com os dentistas para que tenham um passo-a-passo dentro da odontologia, da montagem do consultório, construção de um mindset empreendedor, até a gestão e marketing, prospectando o seu consultório de maneira a obter resultados diferenciados

Os comentários estão encerrados.